Xadrez abre disputa por medalhas nos JUBs

Os atletas da modalidade de xadrez já começaram na tarde desta quinta-feira (15) a disputa por medalhas, antes mesmo da abertura oficial da 63ª edição dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs). As primeiras partidas aconteceram no salão do SESC, no bairro Aparecida. São quase 80 atletas divididos nas categorias feminino e masculino.

As competições de xadrez são realizadas em sete rodadas no sistema suíço de emparceiramento, em que cada partida tem no máximo quatro horas de duração. O jogo não é eliminatório, vence aquele que tiver a maior quantidade de pontos ao longo de todas as rodadas. Por esse motivo a primeira rodada antecede a abertura, já que podem ser disputadas no máximo duas rodadas por dia e a modalidade de xadrez encerra no domingo (18).

O atleta Rafael Cabral desponta como um dos favoritos a ganhar a competição. Ele mora em Recife, no estado de Pernambuco, e seguiu 40 horas de viagens até chegar a Uberlândia. Rafael é atualmente o bicampeão estadual aberto do estado de Pernambuco, bicampeão da etapa estadual dos JUBs e está rankeado como o 37° melhor jogador de xadrez das Américas. Ele conta que já viajou por quase todos os estados do Brasil para competir e recentemente esteve na Argentina para participar de campeonatos. A rotina de treinamentos, segundo ele, é puxada, mas tem lhe ajudado a sair vitorioso de cada competição disputada. “Eu treino cerca de seis horas de xadrez por dia e ainda faço um treinamento físico para me preparar fisicamente para partidas que demoram muitas horas. Treinei bastante para disputar com os melhores do Brasil aqui em Uberlândia, e a expectativa é de sair daqui com uma boa colocação”, disse.

Na categoria feminina, olhos voltados para a atual campeã de xadrez dos JUBs de 2014, Juliana Terão. Ela conta que esse é o ultimo ano dela nos Jogos Universitários e pretende encerrar com chave de ouro. “Sei que não será fácil, mas quero repetir a vitória e terminar os JUBs sendo bicampeã”, contou.

Secom

Share on Facebook0Tweet about this on Twitter0Share on Google+0Share on LinkedIn0Print this page

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *