Vai ter que driblar as baixas

Marcelo Oliveira vai aos poucos mostrando as armas que tem à disposição para driblar seu principal problema neste início de trabalho: os desfalques. Na partida de hoje contra o Grêmio, na Arena Independência, o treinador terá 11 baixas para moldar o Atlético, mas já colocou em prática algumas táticas para solucionar o mais rápido possível essa questão.

A primeira delas é usar o trabalho deixado por Diego Aguirre. Hoje, por exemplo, para substituir a zaga titular formada por Leonardo Silva (lesionado) e Frickson Erazo (convocado), Marcelo Oliveira tem à disposição três atletas que têm um número considerável de jogos, se lembrarmos que são reservas: Tiago (14 jogos), Edcarlos (11) e Gabriel (4). Já para a lateral esquerda vem um jogador da confiança do técnico uruguaio, Carlos César, que tende a ganhar uma nova chance nessa posição.

Em relação ao esquema tático, Marcelo Oliveira tem o teste já feito com Júnior Urso, mais livre para atacar, tendo dois volantes na retaguarda, além de um sistema ofensivo com mais movimentação, sem um atacante mais fixo dentro da área adversária.

Outra ação típica de Marcelo Oliveira é colocar em prática seu estilo mais paizão e explorar as conversas com todo o elenco, e, claro, principalmente com os jogadores que serão acionados na noite de hoje diante da equipe gaúcha.

Já uma tática pouco usada pelo treinador em seus clubes anteriores é o treino fechado visando surpreender o adversário, já que tem a possibilidade de alternar os jogadores e o esquema tático, além de poder testar alguns lances ensaiados com mais privacidade.

Para fechar a conta, Marcelo Oliveira tem a seu lado o trabalho da diretoria atleticana, que vem buscando no mercado novas opções para um futuro próximo, principalmente para a vaga deixada pelas convocações de Douglas Santos – Fábio Santos está sendo acionado para suprir essa ausência.

Robinho é liberado pelo DM, mas não está relacionado

O atacante Robinho foi liberado pelo departamento médico e treinou com seus companheiros. O dono da camisa 7 foi questionado sobre a retirada do siso e respondeu com seu habitual bom humor: “Só não posso levar uma cotovelada na boca (risos)”, disse.

A comissão técnica fechou novamente o treino, deixando a imprensa assistir somente os primeiros 30 minutos. Horas depois, veio a informação via assessoria de comunicação de que Robinho não estava relacionado para o jogo.

A atual lista do DM do Galo tem Leonardo Silva, Mansur, Dátolo, Carlos Eduardo, Yago, Luan e Lucas Pratto. Entre os convocados estão Erazo, Douglas Santos e Cazares.

Entre os garotos da base que devem ir para o banco hoje estão os atacantes Capixaba e João Figueiredo. Outros que treinaram e pertencem ao sub-20 são o zagueiro Batista e o meia Elói. (FA)

 Pós-Aguirre: O novo técnico tem a seu favor os testes já realizados pelo antecessor Diego Aguirre, que acionou 30 jogadores neste primeiro semestre e deu ânimo para atletas que, teoricamente, teriam menos chances, como Carlos César e Eduardo.

Mistério: Com 11 baixas na equipe contra o Grêmio, o treinador recém-chegado adotou o clima de mistério na Cidade do Galo, usando treinos secretos todos os dias. O próprio Marcelo Oliveira já indicou que isso será usado para tentar surpreender o adversário.

Conversa: Marcelo aposta mais no estilo “paizão” para contornar o momento psicológico do elenco, que tem de conviver com ausências na equipe após cair na Libertadores para o São Paulo.

Treinos: Com os reservas tendo de ser acionados, o treinador alvinegro busca aprimorar o entrosamento na equipe principal e, principalmente, os fundamentos técnicos, como a finalização e os cruzamentos.

Reforços: Marcelo Oliveira já conversou mais de uma vez com a diretoria atleticana para buscar novas contratações para um futuro próximo. O objetivo é suprir ausências mais longas, como a do lateral-esquerdo Douglas Santos (convocado), além de tentar suprir baixas pontuais, como a da dupla de zaga titular, Léo Silva (lesão) e Erazo (convocado). Cazares também tem sido chamado pelo Equador.

Fábio Santos acerta, e Alex está perto

O lateral-esquerdo Fábio Santos é o mais novo reforço do Atlético para a sequência da temporada, segundo apurado por O TEMPO. O jogador, de 30 anos, estava no mexicano Cruz Azul e não fazia mais parte dos planos da equipe. Ele chega para ser o substituto imediato de Douglas Santos, convocado à seleção brasileira para a disputa da Copa América Centenário e que muito provavelmente será convocado à seleção olímpica. O vínculo do atleta com o clube alvinegro terá a duração de três anos, mas a inscrição acontecerá apenas em 20 de junho, data da abertura da janela.

Outro jogador que está próximo de chegar é o meia Alex, do Internacional, que recentemente teve um desentendimento com o técnico Argel Fucks. O jogador chegará para ajudar com um problema que se tornará crônico com o equatoriano Cazares na disputa da Copa América pela seleção do Equador. O Galo não tem um meia à disposição para a vaga do jovem equatoriano. Dátolo tem se lesionado muito nesta temporada. (Cândido Henrique Silva/Josias Pereira)

FOTO: LUCIANO LEON/AE – 18.5.2016
0
Alex teve problemas com Argel e está perto de deixar o Inter
FOTO: ALFREDO ESTRELLA/AFP – 8.8.2015
0
Fábio Santos entrou em uma lista de negociáveis do Cruz Azul

FERNANDO ALMEIDA/ OTEMPO

Share on Facebook0Tweet about this on Twitter0Share on Google+0Share on LinkedIn0Print this page

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *