Vacinação contra a raiva vai até dia 29

Termina neste sábado (29) o prazo para os donos levarem seus bichinhos de estimação para receberem a vacina contra a raiva. São 30 postos permanentes (fixos) contando com o Hospital Veterinário da Universidade Federal de Uberlândia e o próprio Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) e os postos itinerantes, a cada dia em um local e setor diferente na cidade. Nesta quinta-feira (27), os postos itinerantes vão realizar atendimento no setor Sul, sexta-feira (28) no setor Norte e sábado (29) no setor Central da cidade. O horário da vacinação é das 8h até 16h.

Cães e gatos com mais de três meses de vida devem ser vacinados, exceto animais doentes ou durante o período de gestação e lactação. Para estes casos o dono do animal precisa procurar o CCZ para aplicação da dose após o desmame ou quando o animal estiver curado. Essa recomendação é dada pelo CCZ, pois pode haver o aborto ou até mesmo a perca do leite devido ao estresse no momento da contenção, e nos casos de animal doente, a imunidade já se encontra baixa e, portanto, não é adequado promover mais alterações.

Importância da Vacinação

Para evitar contaminação é preciso vacinar os animais anualmente, não se aproximar de cães e gatos sem donos, principalmente quando estiverem se alimentando ou dormindo, e nunca tocar em morcegos ou outros animais silvestres diretamente, pois trata-se de uma doença infecciosa que acomete o sistema nervoso do animal e não tem cura, sendo considerada altamente letal. A transmissão da raiva se dá pelo vírus da doença contido na saliva do animal infectado, principalmente pela mordida ou arranhado. Neste caso, deve-se lavar o ferimento imediata e abundantemente com água e sabão e procurar a assistência médica o mais rápido possível após a agressão. O médico ou enfermeiro vai indicar o esquema de profilaxia mais adequado.

Prefeitura de Uberlândia

Share on Facebook0Tweet about this on Twitter0Share on Google+0Share on LinkedIn0Print this page

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *