Vacina contra polio ainda está disponível nas unidades de saúde

Mesmo com o fim da campanha, a vacina contra a poliomielite continua disponível em 70 pontos de atendimento entre Unidades de Atendimento Integrado (UAIs), Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSFs) na zona urbana e rural. Para que a criança receba a imunização é preciso apresentar o cartão de vacina e estar acompanhado de um responsável adulto, para atualizar o cartão em caso de vacinação atrasada. O horário de atendimento nas unidades é das 7h às 17h. As UAIs e a UBS Brasil atendem até 21h.

A vacina é o meio mais eficaz de pais ou responsáveis protegerem seus filhos contra a poliomielite. Durante a campanha de vacinação, que aconteceu de 10 a 28 de agosto, foram vacinadas 26.592 crianças em Uberlândia, o que representa 70,79% do público entre seis meses e menores de cinco anos de um total de 37.565.

 Importância da Vacinação

 O Brasil não apresenta novos casos da doença há mais de 25 anos e em 1994, o país recebeu da Organização Mundial da Saúde (OMS) o certificado de eliminação da doença, mas é apenas por meio da vacinação contínua que o território nacional se mantém assim. A doença ainda é endêmica em três países (Nigéria, Paquistão e Afeganistão) e dados da OMS demonstram que entre os anos de 2013 e 2014, outros sete países registraram casos da doença (Somália, Guiné Equatorial, Iraque, Camarões, Síria, Etiópia e Quênia).

Por esta razão, até que aconteça a certificação mundial da erradicação desse agente infeccioso, as ações devem ser continuadas, mantendo a cobertura vacinal em todos os municípios para evitar a reintrodução do vírus da poliomielite no país.

Share on Facebook0Tweet about this on Twitter0Share on Google+0Share on LinkedIn0Print this page

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *