Trilhos de trecho desativado na região Norte começam a ser retirados

Uma demanda de aproximadamente três décadas da comunidade da região Norte foi atendida pela Prefeitura de Uberlândia. Na manhã desta quinta-feira (27) teve início os trabalhos de retirada dos trilhos desativados da estrada de ferro situada entre os bairros Marta Helena e Nossa Senhora das Graças. O trecho desativado tem pouco mais de 1 km.

Com a retirada dos trilhos, a Prefeitura dará início às medições para a municipalização, além da criação de projetos viários, captação de águas pluviais e iluminação pública.

A área pertence à União e está sob a responsabilidade do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit). “Faremos agora o pedido formal ao órgão para a doação da área ao município. Podemos começar, a partir da retirada dos trilhos, a fazer os levantamentos topográficos e iniciarmos a produção dos projetos, independentemente se o Dnit nos repassar a área ou não”, disse o secretário de Obras, Fernando Nascimento.

Os moradores do entorno acompanharam os trabalhos. Muitos manifestaram sua alegria e surpresa. As principais reclamações eram de descarte irregular de lixo e animais mortos, além da presença de usuários de drogas, o que causava preocupação para a população.

Outra dificuldade apontada era atravessar a pé pelo local para levar os filhos na escola. “Muita gente cai ao pular o trilho e machuca. Idoso nem pode pensar em atravessar por aqui”, afirmou o empresário João das Graças, 60 anos, que disse já ter caído duas vezes nos trilhos ao tentar atravessar do bairro Marta Helena, onde possui uma oficina, para o Nossa Senhora das Graças, onde mora.

O prefeito Gilmar Machado acompanhou de perto o início dos trabalhos e ressaltou que a Prefeitura está realizando um sonho antigo dos moradores. “Conhecemos e sabemos da importância da retirada para que possamos melhorar as travessias e a iluminação desta região. Os trilhos foram importantes em certo momento para a cidade, e agora eles já cumpriram sua finalidade e vão dar espaço a outra área que vamos fazer aqui”, disse o prefeito, que chegou a manusear a máquina durante a retirada do primeiro pedaço de trilho.

Share on Facebook0Tweet about this on Twitter0Share on Google+0Share on LinkedIn0Print this page

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *