Semana Nacional do Trânsito encerra com aprovação da população

Bike

Terminou na sexta-feira passada, dia 25, a Semana Nacional do Trânsito, comemorada com diversas atividades em Uberlândia. Durante toda a semana a Secretaria de Trânsito e Transporte (Settran) desenvolveu várias ações educativas, com o objetivo de despertar a sensibilidade da população para os riscos no trânsito e cuidados com os pedestres. As atividades contaram com a celebração do Dia Municipal Sem Carro, passeios ciclísticos, atividades de conscientização das crianças na Transitolândia, blitze educativas com dicas de segurança no trânsito além de distribuição de cartilhas e exibição de vídeos, com a finalidade de alertar os condutores de veículos sobre os riscos de acidentes em rodovias.

AlexandreNo dia 21 de setembro, arquiteto Nicolas Teixeira, que sempre transita pela Avenida Rondon Pacheco foi um surpreendido por uma blitz educativa no local e aprovou a iniciativa. Durante a atividade, agentes da Settran e parceiros utilizaram breves diálogos e materiais educativos para conscientizar motoristas e pedestres sobre os riscos do trânsito e as formas de evitá-los. “Este trabalho educativo e de conscientização é importante. Muitas vezes ele tem uma permanência maior em nossas lembranças e ações do que a aplicação de multas”, disse o arquiteto.

Seja você a mudança

A Semana Nacional do Trânsito teve como tema ‘Seja você a mudança no trânsito’ e proporcionamos justamente isso, que as pessoas se conscientizem, seja pedestre, motorista, motociclista e ciclista. Cada um deve ser a mudança no trânsito e paralelo a essa Semana, a Prefeitura criou um conjunto de ações que visaram a melhoria do trânsito na cidade. “A participação da sociedade foi fundamental para que o sistema funcione em harmonia”, disse o secretário Municipal de Trânsito e Transportes, Alexandre Andrade.

O “Dia Municipal Sem Carro”, que é comemorado no dia 22 de setembro, e também fez parte da programação com passeio ciclístico e caminhada com centenas de estudantes de quatros escolas da rede municipal de ensino.

Diretora Consuelo Cortes
Consuelo Cortes – Diretora Escolar 

A Escola Municipal Professor Leôncio do Carmo Chaves, no bairro Planalto, levou os estudantes do ensino fundamental para participarem do Dia Mundial Sem Carro.  Segundo a diretora, Consuelo Cortes, ações como esta são fundamentais para despertar a conscientização dos alunos para com os cuidados no trânsito, além do olhar sobre a poluição do meio ambiente.  “O nosso trabalho é feito primeiramente em parceria com a Settran, que vêm à escola orientar os alunos, e o passeio ciclístico culmina com essas atividades que se iniciaram dentro da unidade escolar. Desde a apresentação de placas de sinalização e orientações para trânsito, as atividades repassadas dentro das salas de aulas posteriormente se tornam práticas. Assim conseguimos conscientizar e educar nossos alunos para o trânsito”, disse a diretora.

Opinião

Mãe da Estudante. Briza Nogueira
  Briza Nogueira – Mãe de Estudante 

A assistente administrativa, Briza Nogueira é mãe da estudante Caliandra Medeiros, do sétimo ano da Escola Municipal Professor Leôncio. A filha dela participou da caminhada do Dia Mundial Sem Carro e a mãe aprovou a participação. “Fico feliz em ver que escola e secretaria de trânsito estão preocupadas com a conscientização do trânsito para as crianças e adolescentes. Eu, como mãe, oriento frequentemente sobre cuidados no trânsito, sobre o respeito entre ciclista e pedestre, mas o poder público também tem essa função”, disse a mãe da estudante.

Share on Facebook0Tweet about this on Twitter0Share on Google+0Share on LinkedIn0Print this page

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *