Renovação de CNH passará a exigir curso e prova teórica

A partir de junho, os motoristas que precisarem renovar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) terão de fazer curso teórico e uma prova, além do exame médico, que já era obrigatório.

O curso de aperfeiçoamento terá duração de 10 horas/aula e poderá ser feito de maneira presencial ou a distância. Após concluir os estudos, o motorista terá de fazer novo teste teórico, respondendo a 30 questões. Será aprovado o candidato que acertar pelo menos 21 delas. A nova determinação foi publicada na última semana pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que redefiniu o processo para formação de condutores no país.

Até 5 de junho, renovar a CNH das categorias A e B (motos e veículos de passeio) exigirá apenas o exame médico.

Motoristas que realizam atividades remuneradas em veículos, como transporte de carga e passageiros, não precisam fazer o curso. No entanto, esses profissionais passarão por aulas específicas, de maior duração, a cada 5 anos.

De acordo com a resolução, “o Curso de Aperfeiçoamento para Renovação da CNH tem por objetivo precípuo atualizar as informações e os conhecimentos sobre as legislações de trânsito, considerando a circunstância das constantes e contínuas alterações, mantendo o condutor permanentemente ciente e consciente das determinações emanadas do legislador”.

Share on Facebook0Tweet about this on Twitter0Share on Google+0Share on LinkedIn0Print this page