Projeto Bombeiro Mirim é reativado em Uberlândia

É com o intuito de promover cidadania, dedicação, altruísmo e civilidade, que a Prefeitura de Uberlândia e o 5º Batalhão de Bombeiros Militar firmaram oficialmente, nesta sexta-feira (4), no Centro Administrativo, um convênio para a retomada do Bombeiro Mirim. O projeto foi reativado por meio do termo de cooperação firmado entre o prefeito Odelmo Leão e o tenente-coronel André Humia Casarim. O evento marcou a ampliação dos serviços já oferecidos a crianças e adolescentes atendidos nos Núcleos de Apoio Integral à Criança e ao Adolescente (Naicas) da cidade.

As atividades do Bombeiro Mirim iniciam na próxima terça-feira (8) para garotos e garotas de 12 a 16 anos que estejam matriculados nos Naicas dos bairros Marta Helena e Morumbi. O objetivo é ensinar aos participantes noções de primeiros socorros e prevenção a afogamentos, acidentes domésticos, de trânsito e com incêndios. Também desperta nos pequenos a consciência coletiva de preservação do meio ambiente, promove noções de saúde e de higiene, educação no trânsito, cidadania, civismo e atividades recreativas.

De olho no futuro

No evento, o prefeito Odelmo Leão dialogou diretamente com as crianças que vão receber os ensinamentos dos militares. “Meu coração está feliz em ver vocês ingressarem nesse projeto que me traz tanto orgulho. Crianças, abracem esta oportunidade com todo carinho! Vocês vão atuar em uma corporação que dá muito orgulho a nós, mineiros e brasileiros. São homens e mulheres que servem ao seu semelhante e dedicam sua vida a isso”, ressaltou.

O projeto Bombeiro Mirim foi implantado na gestão anterior do prefeito Odelmo Leão, quando cerca de 300 crianças e adolescentes dos Naicas de Uberlândia foram atendidos. Depois de ter permanecido inativo nos últimos anos, será retomado em virtude de suas ações de orientação e conscientização do público infanto-juvenil.

O chefe do executivo destacou a alegria na retomada do trabalho, salientando os benefícios trazidos a curto e longo-prazo para a comunidade. “Isso motiva outras corporações a integrarem projetos semelhantes. Estamos trabalhando para construir, pedrinha por pedrinha, a estrutura que sustenta uma sociedade justa e digna para todos. Por isso, temos o desafio de aumentar cada vez mais o ingresso de nossos meninos e meninas em projetos assim”, afirmou.

Desempenho

As atividades serão realizadas inicialmente as terças e quintas-feiras, das 14h às 17h, no Batalhão do Corpo de Bombeiros, no bairro Brasil. Conseguirão o certificado de ‘Bombeiro Mirim’, crianças e adolescentes que tiverem frequência mínima de 75% e aproveitamento mínimo de 70% nas avaliações.

A ideia, segundo explica a secretária de Desenvolvimento Social, Trabalho e Habitação, Iracema Marques, é estimular a iniciativa e a independência dos adolescentes, além de fazer com que eles tenham noção de todas as atividades que um bombeiro de verdade faz. “Este projeto é de grande responsabilidade social, por isso estamos retomando as atividades que não foram realizadas nos últimos anos. Além de ensinar lições de cidadania, civismo e patriotismo, ele também prepara os participantes para lidar com situações de emergência”, contou.

O tenente-coronel André Humia Casarim relembra situações em que os ensinamentos aprendidos pelos jovens no projeto foram colocados em prática na vida real. “As noções ensinadas são para a vida inteira. Temos relatos de muitos alunos que utilizaram o aprendizado do Bombeiro Mirim para salvar a vida de parentes e amigos. Por isso acredito que Uberlândia dá o pontapé inicial com a retomada dessa parceria com o Corpo de Bombeiros, desenvolvendo uma ação extremamente importante para a formação de nossos cidadãos”, apontou.

Amigo certo nas horas incertas

Durante o encontro com o prefeito, as crianças puderam aprender um pouco mais sobre os ensinamentos que terão contato nos próximos meses, como estar pronto para se dedicar integralmente ao próximo. O sentimento de Geovanna Gabrielle Gonçalves representa bem o entusiasmo vivido por todos os meninos em relação ao convívio com os militares. “Estou achando muito legal passar por essas experiências, conhecer coisas novas. Estou ansiosa em aprender todas essas coisas que os bombeiros fazem”, revelou a menina, de 11 anos.

Valquíria Ricardo de Jesus, mãe de Geovanna, se emociona ao mencionar o cuidado com a filha em ações como esta. “Estou encantada com o projeto. Também é muita alegria saber que ela está sendo bem tratada no Naica, com cuidado, boa comida e tudo mais. Só tenho a agradecer”, disse.

Fique por dentro!

O quê: Prefeitura e Bombeiros assinam convênio para retomada do projeto Bombeiro Mirim
Beneficiados: garotos e garotas de 12 a 16 anos que estejam matriculados nos Naicas dos bairros Marta Helena e Morumbi
Como funciona: ensina noções de primeiros socorros e prevenção a afogamentos, acidentes domésticos, de trânsito e com incêndios. Também desperta nos participantes a consciência coletiva de preservação do meio ambiente, promove noções de saúde e de higiene, educação no trânsito, cidadania, civismo e atividades recreativas.

SECOM

Share on Facebook0Tweet about this on Twitter0Share on Google+0Share on LinkedIn0Print this page