Procon inicia mutirão de renegociação de dívidas

Regularizar o nome na praça e por fim às dividas é o desejo de cerca que três mil pessoas físicas e jurídicas que se inscreveram para serem atendidas no Mutirão Procon, que começou nesta segunda-feira (19) e vai até o dia  24 de outubro no auditório da Associação Comercial e Industrial de Uberlândia (Aciub). A ação é realizada pela Prefeitura de Uberlândia, através da Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon), ligada à Secretaria de Governo, em parceria com diversas entidades.

Para as pessoas que ainda não se inscreveram, o prazo foi prorrogado para até sexta-feira (23). Para isso, basta se dirigir até a sede da Aciub, das 8h às 16h, munidos com documentos para realizar o cadastro e ser atendido.

Como as inscrições para o evento foram feitas com antecedência, os atendimentos acontecem de forma agendada. Os consumidores entregam um questionário informando em quais empresas possuem dívidas, sua renda mensal e seus custos fixos. Em até 10 dias as empresas entrarão em contato propondo a renegociação, que também será acompanhada pelo Procon.

Essa é primeira vez que o Procon em Uberlândia realiza o mutirão de renegociação. Segundo o superintende do órgão, Frank Rezende, as principais renegociações são em função de dívidas com cartão de crédito, financiamentos diversos e cheque especial. “O primeiro conselho para as pessoas resolverem suas pendências é se organizarem. Para isso, é necessário que ela conheça seu orçamento para saber o quanto vai gastar”, disse.

Para a dona de casa Renata Lourdes, 26 anos, essa é a chance de resolver uma antiga pendência em um comércio local. “Como a loja não abriu espaço para negociação, eu procurei o mutirão para tentar resolver a situação”, disse.

Cerca de 500 empresas de Uberlândia participam da ação através da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL). Já para as dívidas com bancos a parceria foi realizada com Federação Brasileira de Bancos (Febraban) que representará dezessete entidades. As renegociações serão feitas com descontos nas multas e juros, além da possibilidade de parcelamento.

Além das pessoas físicas, as jurídicas como os Micro Empreendedores Individuais (MEI), também serão atendidos. Felipe Cândido é MEI e sabe que para crescer no mercado tudo precisa estar em dia. “Eu já tenho o MEI e pretendo abrir minha empresa, então desejo quitar algumas pendências caso pretenda obter financiamento para compra de maquinário”, disse.

No mutirão, os consumidores participam de uma rápida palestra, onde são orientados sobre como proceder no momento da renegociação e o mais importante, como organizar sua vida financeira sem endividar-se e ter o crédito novamente bloqueado.

O Mutirão Procon é realizado em parceria com a Febraban e conta com o apoio do Sebrae, Aciub, CDL, Sindcomércio, Fiemg e do Conselho Municipal do Idoso. Mais informações pelos telefones: 3291-1623 / 3291-1624 / 3291-1625 ou pelo email: procon@uberlandia.mg.gov.br.

Serviço:

Mutirão Procon: Renegociando Dívidas, Reorganizando Vidas

Local: Auditório da Aciub, na avenida Vasconcelos Costa, 1500 – bairro Martins

Horário: das 8h às 16h

Secom

Share on Facebook0Tweet about this on Twitter0Share on Google+0Share on LinkedIn0Print this page

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *