Procon e Conselho Municipal do Idoso fazem ação educativa nos shoppings de Uberlândia

A Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor de Uberlândia (Procon) em parceria com o Conselho Municipal do Idoso (CMI) iniciou nesta quinta-feira (06) uma ação educativa com lojistas dos shoppings da cidade. Um dos objetivos é orientar os consumidores idosos sobre os seus direitos para que saibam como exigi-los durante as relações comerciais.

Segundo o coordenador do Procon, Frank Resende, a data não foi escolhida por acaso. “A intenção é sensibilizar as pessoas da importância de se respeitar os direitos do consumidor idoso porque grande parte dos pais já atingiu a terceira idade”, disse se referindo a proximidade com o Dia dos Pais. Durante os trabalhos foram abordados itens como a precificação dos produtos, a reserva de vagas em estacionamento, atendimento prioritário, direito à informação e reconhecimento da hipervulnerabilidade do idoso. A comitiva distribuiu exemplares do Código de Defesa do Consumidor e do Estatuto do Idoso.

Para o aposentado Hélio Tomaz de Souza esta ação educativa fortalece o respeito às pessoas idosas. “Na época que não existia legislação específica valia a lei do mais forte. E, com o passar do tempo, houve melhoria para nós que ajudamos a construir este país”, analisa.

O presidente do CMI, José Flávio Viana Guimarães, afirma que esta é uma parceria inédita. “Acreditamos que esta é uma forma de conscientizar os lojistas sobre os direitos nas relações de consumo para o idoso. Hoje, o idoso é um público que detém a maior renda nacional por conta das aposentadorias”, reforça.

No caso de detectar irregularidade no comércio, os servidores do Procon prestam orientações para que o responsável providencie as adequações necessárias para o cumprimento da legislação específica.

O relatório final será enviado às administrações dos shoppings e à Câmara de Dirigentes Lojistas de Uberlândia (CDL). Nesta sexta-feira (07), a ação educativa acontecerá com lojistas de outro shopping da cidade.

Share on Facebook0Tweet about this on Twitter0Share on Google+0Share on LinkedIn0Print this page

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *