Prefeitura promove ações para celebrar Semana da Pessoa com Deficiência

No mês em que se comemora a Semana Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência, a Prefeitura de Uberlândia realiza do dia 2 a 19 de setembro várias atividades com referência ao tema. As ações são promovidas pela Superintendência da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Urbana, ligada à Secretaria Municipal de Governo, com a participação do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência (Compod).

Em 21 de setembro é comemorado no Brasil o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência. A data foi instituída em 2005, por meio da Lei n° 11.133, e escolhida pela proximidade do início da Primavera e o Dia da Árvore, representando o nascimento das reivindicações de cidadania e igualdade de condições. “Esta data é comemorada e lembrada em todos os Estados. Ela atribui um momento de reflexão na busca de novos caminhos e divulgação das lutas por inclusão social”, disse a superintendente Cláudia Coutinho.

O censo de 2010 do IBGE apontou que 23,9% da população brasileira, correspondente a mais de 45 milhões de habitantes, declaram ter algum tipo de deficiência. Além do preconceito, o levantamento demonstrou que as pessoas com deficiência enfrentam vários problemas, como nas áreas de alfabetização (que é de 81,7% nas pessoas com 15 anos ou mais de idade) e acesso ao emprego (53,8% das pessoas com deficiência em idade ativa estão desocupadas ou fora do mercado de trabalho).

Nesse sentido, foram elaboradas várias ações com a proposta de mobilizar a população e o poder público na garantia de direitos e inserção efetiva no âmbito da cidadania. Estão programadas atividades de conscientização e prevenção ao glaucoma, blitz de acessibilidade, feira de artesanato, palestra, encontro, oficina de vivência e passeio de caiaque inclusivo.

Confira os detalhes da programação:

Dia

Ação

Horário

Local

02/09 a 04/09

Conscientização e Prevenção ao Glaucoma

12h às 18h

Centro Administrativo

(Bloco 2 – Piso 1)

08/09

Blitz da Acessibilidade

15h

Praça Tubal Vilela

09/09 a 11/09

Feira de Artesanato

10h às 22h

Center Shopping

(Loja 114)

15/09

Palestra “Meu Jeito de Ver”, com Marcelo Prado

14h

Centro Administrativo

(Bloco 2 – Piso 1)

16/09

Oficina de Vivência

9h

Parque do Sabiá

(Quiosque do Tibery)

17/09

I Encontro da Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência

8h às 10h30 e

13h às 18h

Auditório da Uniube

(Av. Rondon Pacheco, nº 2.000 – Lídice)

19/09

Passeio de Caiaque Inclusivo

8h

Parque do Sabiá (Lagoa – entrada Santa Mônica)

Share on Facebook0Tweet about this on Twitter0Share on Google+0Share on LinkedIn0Print this page

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *