Pesquisa de mercado é imprescindível para o sucesso de um empreendimento

Uberlândia fechou cerca de 1600 empresas em 2017, aponta Jucemg; Empresário utiliza pesquisas e estudos para desenvolver produto imobiliário com alto retorno para investidores

            Mais do que simplesmente abrir um comércio e começar a vender seu produto ou serviço, ser empreendedor é algo que vai muito mais além. Uma empresa só se encaixa no mercado se ela é útil tanto a ele próprio quanto, principalmente, à população. E a única forma de descobrir se o negócio pretendido se encaixa nesses quesitos é pesquisar incansavelmente, até descobrir pontos fracos e fortes do que já é ofertado.

            No último ano, Uberlândia fechou aproximadamente 1591 empresas enquanto formalizou 1747, segundo a Junta Comercial de Minas Gerais (JUCEMG). Segundo Alex Teixeira, assistente de projetos do Sebrae Uberlândia, a falta de pesquisa pode ter sido determinante para este alto número de extinções. “Grande parte do fechamento precoce das empresas se dá devido à falta de planejamento e pesquisas de mercado feitas de forma superficial. Muitos empreendedores têm boas ideias, mas, quando não se tem um bom planejamento, esbarram em dificuldades e restrições que não foram previstas, em consequência disso, ele se vê com inúmeras despesas, o que na maior parte das vezes, inviabiliza o negócio”, explica.

            Marco Lara trabalhava em um grande grupo e decidiu pedir contas para empreender no segmento de construção civil, especificamente na construção de apartamentos de aluguel para os estudantes da Universidade Federal de Uberlândia. Mas antes disso, nada de meter os pés pelas mãos: fez três pesquisas com alunos da instituição, além de estudo profundo em livros específicos sobre Moradia Estudantil, em teses de mestrado e doutorado sobre o tema, em contato com instituições de referência e diversas outras ações. Por meio delas, descobriu falhas de mercado e clientes mal atendidos, mesmo apesar da construção de edifícios ser a terceira atividade predominante neste ano, como foi informado pela Jucemg, atrás apenas do comércio varejista (1º) e do transporte rodoviário de carga (2º). E foi aí que percebeu as grandes chances de preencher essas lacunas com qualidade. “A pesquisa é fundamental para aplicar o principal conceito do marketing que é Entender para Atender. Por meio dela, conhecemos as reais necessidades e hábitos dos estudantes para oferecer, no UniLoft, um produto que tenha real aderência às necessidades do público e que traga maior retorno para nossos investidores. Dessa forma, descobrimos o que mais incomodavam os estudantes e suas necessidades e desejos para melhor atendê-los”, conta.

Ainda de acordo o especialista do Sebrae, compreender o mercado nos mínimos detalhes significa muito mais do que apenas o sucesso ao abrir o empreendimento. “A pesquisa visa conhecer as principais demandas de onde se pretende atuar, por isso, antes de efetivamente iniciar um negócio, o empreendedor deve analisar quais serão suas principais oportunidades e ameaças, e assim, conhecer melhor qual o perfil de cliente que seu produto ou serviço irá atender, e através disso, identificar as principais tendências para este público alvo. Considerando estes pontos, o empreendedor poderá minimizar a possibilidade de fracasso do negócio”, comenta Teixeira.

Para o especialista, os órgãos públicos e as leis também devem ser consultadas. “Além da análise do mercado, o empreendedor deve se atentar em buscar informações sobre regras e restrições, que variam em cada cidade ou região, por isso, é imprescindível verificar junto à prefeitura quais são as principais exigências para a liberação do alvará de funcionamento”, finaliza.

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