Pesquisa aponta otimismo dos lojistas em relação ao Dia dos Namorados

Os lojistas de Uberlândia estão otimistas com as vendas do Dia dos Namorados. Uma pesquisa realizada pela CDL Uberlândia apontou que a maioria (60%) dos associados acredita no crescimento nas vendas de até 5% comparado ao ano de 2015 e 40% esperam um crescimento de 5% a 10%.

De acordo com a gerente político institucional da CDL Uberlândia, Núbia Carvalho, esse baixo índice é resultado do conjunto de fatores que afetam a economia nacional. “Estes 40% disseram que as vendas para o Dia das Mães não foram representativas, justificando o pessimismo para o Dia dos Namorados. Já 27% acham que o motivo para o não aumento das vendas é a crise financeira e 33% justificaram que o mercado está estagnado e sem perspectivas de mudança em curto prazo. A criatividade será essencial nesse momento”, esclarece. A intenção é presentear adquirindo roupas (50%), perfumes e cosméticos (25%) e calçados e acessórios (13%). A forma de pagamento mais apontada foi o cartão de crédito (43%), seguido de crediário (29%) e carnê (28%). A promoção foi o item mais lembrado como fator decisivo para a compra segundo 87% dos entrevistados.

Na semana do Dia dos Namorados (06 a 11/06), 38% dos associados abrirão os seus estabelecimentos em horário normal. Já 37% vão estender até às 19h e 25% vão ampliar até às 20h. No dia 12/06, 25% dos entrevistados vão atender em horário normal e 50% dos associados que responderam a pesquisa vão abrir até às 20h.

Visão do consumidor

A CDL também realizou uma pesquisa junto a alguns consumidores para saber como está a expectativa para a data. A maioria (75%) dos entrevistados estimam crescimento nas vendas no comércio e afirmam ainda que pretendem realizar compras para a data.

O intuito é presentear, adquirindo itens de calçados (20%), roupas (19%), perfumes e cosméticos (18%), flores (16%), jantar (16%) e eletroeletrônicos (11%). A forma de pagamento mais apontada foi em dinheiro (36%), seguida de cartão de crédito (33%), cartão de débito (19%) e crediário (12%).

A previsão de ticket médio gasto com o presente: para 33% dos entrevistados é de R$51 a R$100, outros 33% pretendem gastar de R$101 a R$150, 21% de R$151,00 a R$300,00, 7% de 0 a R$50,00 e 6% mais de R$300,00. Ainda falando sobre o valor que os entrevistados gastarão com os presentes esse ano em comparação com 2015, para 32% o valor será menor que o do ano passado, 29% gastarão valor igual, 21% investirão no presente um valor maior esse ano e 18% afirmaram que não compraram presentes em 2015.

Serifa Comunicação

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