Oligopólio no setor imobiliário

Piracicaba encontrar imobiliarias
Oligopólio é a situação de competição de mercado que é definida por poucos
vendedores ou imobiliárias dominantes. Existe uma interdependência mútua
entre as empresas, ou seja, por exemplo, se A e B vendem o mesmo produto.
Se A alterar o preço (diminuí-lo), as pessoas exigirão mais de A e menos de B.
Assim, a decisão de uma empresa afeta a decisão de outra.
Portanto, geralmente é visto que esses poucos vendedores dominantes
colaboram ou formam associações para decidir o preço do produto por
unanimidade.
“Edifícios no núcleo financeiro são de propriedade, em sua maior parte, de um
grupo muito unido de incorporadoras e bancos bem capitalizados”, afirma o
relatório. “Essencialmente, o mercado pode ser descrito como um oligopólio
reforçado por uma regulamentação de planejamento estrita. Isso limita a entrada
no mercado, além de aumentar os aluguéis e aumentar o custo de fazer negócios
na cidade.
Os produtos do Oligopólio podem ser homogêneos (ou seja, com características
semelhantes) ou produtos diferenciados. Além disso, existem algumas barreiras
à entrada no oligopólio, mas não tão significativas quanto o monopólio.
O preço e a produção são indeterminados – A interdependência mútua afeta o
preço e a produção no mercado. Em concorrência perfeita, conseguimos
encontrar o preço facilmente usando a curva MR-MC. Mas no oligopólio, não há
método para calcular preço e produção. Como, cada concorrente é afetado por
todos os outros concorrentes.

Leave a Reply

Your email address will not be published.