Oficinas aproximam alunos da rede pública do setor da Comunicação

Para os adolescentes na faixa dos 15 anos de idade, conhecer o mundo digital não é nenhuma novidade. Afinal, nasceram numa época praticamente informatizada e em um momento em que a proposta de uma mídia livre ampliou o leque da comunicação global. Por isso, a Semana Internacional de Comunicação (Intercom) está levando para a rede pública oficinas para que os alunos conheçam de perto as rotinas de um profissional de comunicação. As atividades externas da Intercom acontecem na Escola Estadual Hortêncio Diniz, nos dias 04, 05, 06 e na ONG Ação Moradia nos dias 06 e 07 de novembro.

A terceira edição da Intercom acontece de 09 a 11 de novembro no Center Convention. As oficinas fazem parte da programação. O evento é realizado pela Prefeitura de Uberlândia, através da Secretária de Comunicação (Secom). A programação da III Semana Internacional de Comunicação de Uberlândia já está disponível no site do evento (www.semanaintercom.com.br) e as inscrições já podem ser feitas.

Sarah Rodrigues tem 15 anos e é uma dessas adolescentes que adora ser fotografada e fazer selfies com as amigas. Na manhã desta quarta-feira (04), durante a oficina de fotografia, pela primeira vez, ela teve o contato com uma câmera profissional. “A câmera é bem melhor que o smartphone. A experiência é muito boa. Uma amiga me chamou para fazer. Na verdade eu gosto de aparecer nas fotos, mas quando eu comecei a participar me apaixonei. Quem sabe no futuro não viro uma fotógrafa”, disse entusiasmada.  

Para o instrutor da oficina, o fotógrafo profissional e professor universitário Francisco Júnior, essa é uma oportunidade de troca de experiências. “Estamos passando um pouco das questões técnicas e da linguagem, explicando que a fotografia comunica e se expressa. A fotografia é apaixonante”, conta.

Além da fotografia, outras oficinas acontecem na escola. Todos com profissionais renomados, experientes e professores universitários. A oficina de Blog Profissional está sendo ministrada pela profissional multimídia e mestre Patrícia Masan; a de Publicidade por Leandro Cesário, coordenador da Agência Experimental de Comunicação Casulo e Sênior Designer Old Black Gallery; a oficina de Vídeo Documentário tem a frente o apresentador, produtor cultural e mestre jornalista Flávio Soares; enquanto a oficina de rádio fica por conta do jornalista e apresentador de rádio e TV Danilo Caixeta. 

Murilo Melo, 23, é aluno de Jornalismo. Atuando como voluntário nas oficinas, ele entende que é uma oportunidade de ensinar o que está aprendendo na academia. “Vamos colocar em prática o que vemos nas aulas e nessa mesma comunhão, aprender com eles também”, disse.

O contato com profissionais, alguns com rostos conhecidos de emissoras de TV locais, desperta a curiosidade e o interesse por descobrir novas profissões. Mesmo tímida com as lentes da câmera, a aluna Amanda Silva Costa, 15 anos, se arriscou como repórter. “É bem legal, aprendemos sobre Jornalismo e como tudo funciona”, disse.

Para o secretário de Comunicação Social, Gustavo Moreira, as oficinas da III semana Intercom descentralizam e levam o conteúdo de comunicação para as diversas regiões de Uberlândia. “É um universo que se abre tanto para nós de levar uma oportunidade, quanto para os jovens de descobrirem novos talentos, se qualificarem e seguirem um caminho profissional”, disse. 

Entusiasmada com a iniciativa, a diretora da escola, Sônia Mara Ferreira Santos, aprovou a proposta da Secretaria de Comunicação. “A iniciativa da Secom foi fantástica, principalmente o tema. Hoje a comunicação é importante em todos os campos e os alunos precisam desenvolver a capacidade deles”, disse. 

Secom

              

Share on Facebook0Tweet about this on Twitter0Share on Google+0Share on LinkedIn0Print this page

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *