JUBs reforçam Uberlândia como importante centro esportivo nacional

A 63ª edição dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) chegou ao fim e reforçou Uberlândia como uma das melhores opções para a realização de competições esportivas nacionais e internacionais. As últimas disputas pelas modalidades coletivas da primeira divisão aconteceram na Arena Sabiazinho, neste sábado (24).

“A cidade viveu uma experiência positiva e gratificante. Tivemos a oportunidade de receber as equipes e mostrar que temos uma estrutura completa para torneios esportivos”, disse o prefeito Gilmar Machado.

Nas disputas pelos títulos de campeões, um dos que subiram no primeiro lugar do pódio foi o técnico do time de vôlei feminino da Unip, time da Universidade Paulista, do estado de São Paulo. Campeão, Fernando Gomes disse que o primeiro lugar foi o resultado do trabalho sério e da dedicação da equipe. “Houve um comprometimento que envolveu os atletas, as equipes técnicas e todo o pessoal da Unip. É gratificante sermos o primeiro colocado”, disse. O técnico aproveitou para parabenizar os adversários, que segundo ele, estavam muito bem preparados.

Quanto aos JUBs serem realizados em Uberlândia, Fernando Gomes elogiou tanto a cidade, quanto a organização. “Foi um torneio muito bem organizado e Uberlândia nos recebeu muito bem”, disse.

O nível de preparo dos competidores também foi elogiado por outro técnico campeão, desta vez do time de basquete masculino Unifae, do estado de São Paulo. “Um dos melhores caminhos para o esporte do Brasil no futuro é o caminho do esporte desenvolvido nas escolas, em nosso caso, nas universidades”, disse o bicampeão Paulo Renor.

Desde o dia 15 deste mês, os JUBs, a maior competição esportiva universitária do Brasil, contou com a participação de mais de cinco mil pessoas, entre atletas, técnicos, organizadores e outros profissionais envolvidos diretamente. A realização da competição em Uberlândia foi feita pela Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU), em parceira com o Ministério dos Esportes, Governo Estadual de Minas Gerais e Prefeitura Municipal de Uberlândia. No caso do Município, a contrapartida foi com a estrutura dos equipamentos esportivos.

Ao todo, foram disputadas 13 modalidades esportivas individuais e coletivas: atletismo, badminton, judô, natação, tênis, tênis de mesa, vôlei de praia, xadrez, ginástica rítmica, basquete, futsal, handebol e voleibol. Atualmente os JUBs são tão importantes que chegam a ser considerados o maior evento esportivo das Américas, depois das Olimpíadas e dos Jogos Panamericanos.

Em Uberlândia, participaram 27 delegações nos torneios, sendo 26 estaduais e uma do Distrito Federal. A edição deste ano também foi especial porque contou com atletas universitários de níveis olímpicos e serviu para classificação para os Jogos Universitários Sul-Americanos, que acontecerão na Argentina, na cidade de Buenos Aires, em 2016.

Um dos setores econômicos que mais teve ganhos foi o de hotelaria. Dos 46 hotéis de Uberlândia, 25 receberam delegações. Até as cidades vizinhas ganharam, em Araguari, mais cinco hotéis também tiveram hóspedes provenientes dos JUBs. Na realização das disputas foram utilizados os equipamentos esportivos da Fundação Uberlandense do Turismo, Esporte e Lazer (Futel) e ainda espaços no Sesi, Uberlândia Tênis Clube (UTC) e Praia Clube. Já a Unialgar foi transformada em um Centro de Convivência com direito a área de lazer e refeitório.

Classificação da primeira divisão das modalidades coletivas

– Vôlei masculino

– 1º lugar – Upis – DF

– 2º lugar – Unisantana – SP

– 3º lugar – Unipac – MG

 

– Vôlei feminino

– 1º lugar – Unip – SP

– 2º lugar – Unochapecó – SC

– 3º lugar – Unifor – CE

 

– Basquete masculino

– 1º lugar – Unifae – SP

– 2º lugar – Unifor – CE

– 3º lugar – Ceub – DF

 

– Basquete feminino

– 1º lugar – Uninassau – PE

– 2º lugar – Unip – SP

– 3º lugar – Unochapecó – SC

– Futsal Masculino

– 1º lugar – Unoesc – SC

– 2º lugar – Unip – SC

– 3º lugar – Uninassau – PE

– Futsal feminino

– 1º lugar – Unochapecó – SC

– 2º lugar – UCDB – MS

– 3º lugar – Unisant’anna – SP

Mais informações sobre os JUBs 2015 podem ser obtidas no endereço eletrônico www.cbdu.org.br.

Secom

Share on Facebook0Tweet about this on Twitter0Share on Google+0Share on LinkedIn0Print this page