Jogos Escolares Municipais (Jemu) começam nesta semana

A 11ª edição dos Jogos das Escolas Municipais (Jemu) começam neste sábado (26) para mais de três mil estudantes de Uberlândia, com idade entre oito e 16 anos, de 45 escolas. A primeira disputa do torneio promovido pela Prefeitura de Uberlândia será no Campus de Educação Física, da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), às 8h. No domingo (27), às 10h, acontece a abertura oficial do campeonato no Uberlândia Tênis Clube (UTC).

As competições serão aos sábados e domingos, totalizando 14 dias, sempre das 8h às 18h, na Arena Sabiazinho, UTC e Sesi Gravatás. Os estudantes são de 45 escolas e tem entre oito e 16 anos de idade. Eles disputarão nas modalidades atletismo, futsal, handebol, vôlei, peteca e dama. Durante os Jemu, a Prefeitura oferece transporte, troféus, medalhas e lanches para os participantes. O encerramento desta edição está previsto para o dia 1º de outubro.

Entre os objetivos dos Jemu destacam-se promover o intercâmbio social e esportivo, contribuir para o desenvolvimento integral dos alunos, estabelecer e reforçar elos entre os estudantes e suas escolas e estimular a inclusão social através do esporte. Os Jemu ainda servem para revelar talentos no esporte. Geralmente, as disputas são acompanhadas por técnicos de clubes da cidade. Muitas vezes surgem convites para os alunos ingressarem em equipes esportivas profissionais e representarem Uberlândia em competições estaduais e nacionais.

História dos Jemu

Os Jemu foram idealizados no primeiro mandato do prefeito Odelmo Leão (2005 – 2008) e sua primeira edição foi no ano de 2005, com a participação de mais de 50 escolas. Devido ao sucesso, o campeonato foi incluído no calendário esportivo escolar municipal. A expressividade alcançada fez com que os jogos se tornassem uma espécie de vitrine para técnicos esportivos de clubes da cidade e da região. As competições ainda contribuem para melhorar a socialização, o rendimento escolar e a disciplina, além de vários outros benefícios adquiridos com a prática esportiva.

Entre os objetivos dos Jemu destacam-se a promoção da continuidade curricular da disciplina de Educação Física, a realização de intercâmbios sociais entre os participantes, o incentivo da prática esportiva e o incentivo para novos talentos dos esportes, entre outros.

SECOM

Share on Facebook0Tweet about this on Twitter0Share on Google+0Share on LinkedIn0Print this page