Com formato inovador, Camaru 2015 deve receber mais de 300 mil pessoas

Na agenda de shows, Matheus e Kauan | Israel Novaes abrem a festa

O Sindicato Rural realizará a 52ª Exposição Agropecuária de Uberlândia – Camaru 2015 –, de 28 de agosto a 7 de setembro, com proposta inovadora para exposição e julgamento de animais. O objetivo será fomentar ainda mais os relacionamentos entre empresários rurais durante a feira em espaço exclusivo para negócios. Para a agenda artística da festa está programada uma das mais completas grades de shows das últimas edições da exposição. O evento será apresentado pela Algar Telecom, com patrocínio da Brahma.

A história das feiras agropecuárias da cidade completa 52 anos em 2015. As pequenas mostras de gado que eram organizadas na região central pela extinta ACIAPU – Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Uberlândia – deram espaço para o evento que se transformou em um dos principais eventos agropecuários de Minas Gerais.

Thiago Soares Fonseca presidente do Sindicato  Rural de UberlândiaA exposição que passou a ser conhecida popularmente como Camaru na década de 80, com a inauguração do Centro de Amostras e Aprendizagem Rural de Uberlândia (CAMARU), terá ampla programação voltada para o agronegócio, além de entretenimento para a população. De acordo com presidente do Sindicato, Thiago Soares Fonseca, o interesse demonstrado por criadores em participar desta edição indica uma grande evolução para o evento.

Os pavilhões estarão ocupados com cerca de 1.200 animais entre bovinos e equinos. “Este ano os julgamentos de raças bovinas serão concentrados em local mais agradável e terão horário diferenciado para estimular os negócios durante as apresentações”, disse Thiago Fonseca. As avaliações vão até às 21 horas, no Espaço do Criador, estrutura que está montada ao lado dos pavilhões 3 e 4 na parte alta do parque. Além de exposição e julgamentos de Gir, Girolando e Nelore, e mostra de Senepol em novo ambiente, haverá exposição de cavalos da raça Mangalarga Marchador na pista convencional.

A programação do Camaru 2015 terá ainda leilões de elite, torneio leiteiro, rodeio e provas equestres. Somando opções de entretenimento, praça de alimentação e shows, a expectativa é atrair mais de 300 mil visitas para o parque em 11 dias.

Na opinião do presidente Thiago Fonseca, a grade de shows composta para o Camaru 2015 é a melhor apresentada nos últimos tempos. “Nosso compromisso é oferecer um evento de qualidade com facilidades para o associado do Sindicato”, afirmou Thiago. A expectativa dos organizadores com o novo formato da feira é de que os negócios gerados este ano alcancem os números da última edição. Em 2014, o Camaru movimentou cerca de R$ 55 milhões com a participação de 140 empresas, além de expositores e criadores de gado e de equinos.

 

Agenda de shows Camaru 2015 terá grandes nomes do cenário nacional

A programação de shows do Camaru 2015 reunirá sucessos consagrados no cenário musical do país. As apresentações acontecerão no palco principal do Parque de Exposições. A inovação nesta edição será a apresentação conjunta de cantores renomados como Leonardo e Eduardo Costa juntos no show Cabaré, Chitãozinho e Xororó dividindo o palco com a dupla Bruno e Marrone, além do festival FS Loop 360º, que trará Fernando e Sorocaba com Marcos e Belutti no palco projetado com visão 360 graus.

09 02 Jorge & MatheusA agenda terá também as levadas animadas de Jorge e Mateus e seu sertanejo universitário, apresentações de Matheus e Kauan, Israel Novaes, Jads e Jadson. No dia 31 de agosto, em comemoração ao aniversário da cidade, o Camaru terá show de Fernandinho, com entrada franca.

Os ingressos podem ser adquiridos nas lojas Algar Telecom do Center Shopping, do Uberlândia Shopping e do Pratic Shopping e em Araguari, na loja Algar Telecom, na Av. Tiradentes, nº 32, além do site www.ticmix.com.br. Quem pretende assistir a todos os shows poderá economizar optando pelo Passaporte Camaru 2015.

O espaço para curtir os shows será dividido em três áreas, são elas: Arena, Prime Brahma e Camarote Premium. Na Arena o público poderá assistir aos shows de local confortável. Na área Prime Brahma, os fãs poderão se aproximar mais do palco e terão serviço de open bar com cerveja, refrigerante e água. Já o Camarote Premium oferecerá vodka, whisky, cerveja, suco, água e refrigerante no sistema open bar, além de ter vista privilegiada do palco.

 

Agenda de shows

28 de agosto – Matheus e Kauan | Israel Novaes

29 de agosto – Cabaré com Leonardo e Eduardo Costa

30 de agosto – Jorge e Mateus

31 de agosto – Fernandinho (entrada franca)

04 de setembro – Jads e Jadson

05 de setembro – Chitãozinho e Xororó com Bruno e Marrone juntos no mesmo palco

06 de setembro – Fernando e Sorocaba com Marcos e Belutti no Projeto Loop 360º

 

Classificação: acesso ao Camarote Premium e Prime Brahma somente com idade mínima de 18 anos. Menores de idade com até 15 anos terão acesso permitido na Arena desde que acompanhados dos pais. Menores com 16 e 17 anos poderão entrar desacompanhados.

 

Rodeio profissional terá 35 cowboys e 60 touros

      

As emoções do rodeio estarão garantidas este ano com quatro noites de montarias. Estão confirmados 35 cowboys e 60 touros. A Arena de Rodeios receberá iluminação especial e dois painéis de LED com transmissão simultânea das montarias. A narração será de Gleidson Rodrigues, eleito pelo público em 2006 e 2007, como o melhor locutor de rodeios do país. A competição acontecerá nos dias 1º, 2 e 3 de setembro, a partir das 20h30, com entrada franca. A grande final do rodeio Camaru será na sexta-feira, dia 4 de setembro. Neste dia haverá show de Jads e Jadson no palco principal, após as montarias, portanto há necessidade de apresentação de ingressos que estão à venda no https://www.ticmix.com.br/evento/1188-camaru-_-2015-28-de-agosto-de-2015 e nas lojas Algar Telecom do Center Shopping, do Uberlândia Shopping, do Pratic Shopping e em Araguari na loja da Algar Telecom, na Av. Tiradentes, nº 32, Centro. As montarias do Rodeio Profissional Camaru levam mais de 10 mil pessoas por dia ao parque.

Espaço do Criador resgatará vocação para o agronegócio no Camaru

O Sindicato este montou o Espaço do Criador no Parque de Exposições para resgatar a vocação que o Camaru tem para a realização de negócios. Trata-se de área exclusiva para o público do agronegócio dentro do evento onde haverá integração de todas as raças bovinas com exposição e julgamento de animais.

O objetivo da iniciativa, segundo o diretor do Sindicato, Thiago Silveira, é promover ambiente propício para o fechamento de negócios. “O Espaço do Criador foi idealizado para oferecer mais conforto para o produtor rural e atrair empresas para trazer de volta ao Camaru sua característica de feira de negócios”, afirmou Silveira.

O Espaço do Criador consta com pistas de julgamento, espaço para público expectador, área de convivência, restaurante, bar e estandes de empresas do setor. “Criamos local adequado para que empresas parceiras possam fomentar negócios, apresentar seus produtos, resultados e se relacionar com o público do agronegócio”, concluiu Silveira.

 

Concurso regional do Queijo Minas Artesanal será realizado dia 3 de setembro

A região do Triângulo Mineiro terá a primeira edição do concurso do Queijo Minas Artesanal (QMA) durante a 52ª Exposição Agropecuária de Uberlândia – Camaru 2015. O evento será promovido pela Emater-MG, em parceria com o Sindicato Rural de Uberlândia, no dia 3 de setembro, às 13 horas, no estande da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (SEAPA).

Poderão participar do concurso, produtores de queijo que estiverem em processo de legalização das queijarias junto ao Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA). Cerca de 20 propriedades rurais atualmente estão nestas condições nas cidades de Araguari, Cascalho Rico, Estrela do Sul, Indianópolis, Monte Alegre de Minas, Monte Carmelo, Nova Ponte, Romaria, Tupaciguara e Uberlândia. Estes são os municípios que formam a 6ª região produtora do QMA homologada em março de 2014, durante a Feira do Agronegócio do Estado de Minas Gerais (Femec).

Para o presidente do Sindicato Rural, Thiago Soares Fonseca, a promoção do concurso servirá para gerar oportunidades de negócios para os produtores. “Esta é uma das formas usadas para agregar maior valor ao Queijo Minas Artesanal produzido no Triângulo Mineiro”, afirmou.

De acordo com o gerente regional da Emater-MG em Uberlândia, o engenheiro agrônomo Gilberto Carlos de Freitas, o objetivo do concurso é estimular a produção deste tipo de queijo com qualidade. “Com esta ação pretendemos incentivar os produtores para que busquem alcançar maior valorização  do produto no mercado e divulgar o trabalho das queijarias”, afirma. Segundo o agrônomo, o rendimento econômico da produção artesanal de queijos está intimamente relacionado com a qualidade dos produtos. “Com a realização desse concurso podemos verificar as características dos produtos de cada queijaria bem como  apresentar aos consumidores um produto de qualidade, além de gerar mais renda para as famílias produtoras desse produto que é uma tradição mineira”, conclui.

16ª Exposição Especializada do Mangalarga Marchador será no Camaru 2015

O Núcleo de Criadores de Cavalo Mangalarga Marchador “Marchadores do Triângulo”, em parceria com o Sindicato Rural de Uberlândia, promoverá entre os dias 26 e 30 de agosto, a 16ª Exposição do Cavalo Mangalarga Marchador de Uberlândia.

São esperados para o evento em torno de 150 animais de criadores da região do Triângulo Mineiro, Alto Paranaíba e Noroeste de Minas e dos estados de São Paulo e Goiás. A exposição de Uberlândia é um evento oficial da Associação Brasileira dos Criadores de Cavalo Mangalarga Marchador – ABCCMM, com sede em Belo Horizonte. De acordo com Sidney Pimenta Alvim, presidente do Núcleo, a finalidade do evento é promover o intercâmbio entre os criadores, avaliar e orientar os criatórios da nossa região, tanto no quesito marcha quanto no quesito morfologia. “É nesse momento que o criador traz o seu animal para a pista e avalia se o rumo que ele tem dado para a sua seleção de animais está coincidindo com o padrão e evolução dentro da raça”, explica o presidente.

Para o vice-presidente do Sindicato Rural de Uberlândia, Gustavo Galassi, a apresentação de Uberlândia vem marcando algumas décadas de trabalho dos criadores do Triangulo Mineiro, reforçando o peso do nosso criatório em todo Brasil. “Receber esta exposição é uma grande honra para o Sindicato”, afirmou. Para Galassi, que também é criador da raça, Uberlândia apresenta uma grande exposição de qualidade e respeito dentro da raça Mangalarga Marchador. “Esta é uma verdadeira vitrine de grande raçadores”, concluiu.

Está prevista a participação tanto de animais de marcha batida quanto de marcha picada. As provas acontecerão durante todos os dias das 8h às 17h. Os animais inscritos para o concurso completo serão submetidos às provas de morfologia, andamento e prova de ação.

O Mangalarga Marchador

O Mangalarga Marchador é uma raça de cavalos nascida no Brasil e que se orgulha de ser o melhor cavalo de sela do mundo. A raça reúne atualmente 10 mil associados ativos e o maior plantel de equinos registrados do Brasil.

O Marchador foi o tema do desfile da vice-campeã do Carnaval carioca de 2013, Beija-Flor de Nilópolis, que cantou a história do cavalo para o mundo todo. A raça vive um momento de grande expansão e reconhecimento no Brasil e no exterior. Nos países da Europa, possuir um cavalo da raça Mangalarga Marchador passou a ser um objeto de desejo e também uma meta para os amantes do cavalo.

 

Programação Técnica Camaru 2015 – Agronegócios

 

Exposição de Bovinos Gir Leiteiro, Gir Dupla Aptidão, Girolando, Nelore e Senepol

Data: 31 de agosto a 06 de setembro

Horário: a partir das 8h00

Local: pavilhões de bovinos

Julgamento Gir Leiteiro e Girolando

Data: 03 e 04

Horário: 14h00 às 21h00

Data: 05 de setembro

Horário: 09h00 às 12h00

Local: Espaço do Criador

 

Julgamento Gir Dupla Aptidão

Data: 04 de setembro

Horário: 09h00 às 12h00 e 14h00 às 17h00

Data 05 de setembro

Horário: 09h00 às 12h00

Local: pista de julgamento

 

Entrega da Premiação

Data: 05 de setembro

Horário: 12h00

Local: Tatersal de Elite

 

Julgamento Nelore

Dias 3 e 4 de setembro

Horário: 09h00 às 12h00 e 14h00 às 17h00

Local: pista de julgamentos

Premiação: pista de julgamentos

Torneio Leiteiro Camaru:

Data: 31 de agosto a 03 de setembro

Horário: 14h00

Local: pavilhão 01

Premiação:

Data: 05 de setembro

Horário: 12h00

Local: Tatersal de Elite

Leilões

25/08 – 19 horas – Leilão Girolando Ferolla e Convidados – Tatersal de Elite Camaru

30/08 – 12 horas – 11º Leilão Cavalos do Brasil e Haras Capim Velho – Tatersal de Elite Camaru

02/09 – 12 horas –  Shopping Senepol Fazenda Canaã – Fazenda Canaã

02/09 – 19 horas – 14º Leilão Nelore ACNTM – Tatersal de Elite Camaru

03/09 – 20 horas – Leilão Senepol Nova Vida – Tatersal de Elite Camaru

04/09 – 21 horas – Leilão Senepol Soledade – Palácio de Cristal

05/09 – 14 horas – Leilão Terra do Gir Leiteiro e Girolando – Tatersal de Elite Camaru

06/09 – 12 horas – 4º Leilão Nelore UFU – Tatersal de Elite Camaru

 

16ª Exposição do Cavalo Mangalarga Marchador de Uberlândia:

Data: de 26 a 30 de agosto

Julgamentos

Horário: 08h00

Local: pista de julgamentos

 

Fórum de Bem-estar na Suinocultura

Data: 1º de setembro

Horário: 14h00

Tema 01 – Bem-estar Animal: a suinocultura atenta ao futuro – Palestrante Iuri Pinheiro – Médico Veterinário, consultor da Integrall Soluções em Produção Animal

Tema 02 – Departamento Nacional de Integração: Monitoramento da lei de integração – Palestrante Nilo Chaves de Sá – Diretor Executivo da ABCS

Tema 03 – Fundo Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura – FNDS – Palestrante Marcelo Lopes – Presidente da ABCS

Local: auditório

Realização: ABCS, AGRITAP, APROIMG, ASEMG

 

Palestra Crédito Rural

Financiamentos e Gestão Financeira da Fazenda – Linhas de Crédito Ano Safra 2015/2016 – Custeio e Investimento – palestrantes Marco Aurélio Nunes (Marco Rural) e Júlio Dário Ávila Filho (CEF)

Data: 1º de setembro

Horário: 18h30

Local: Espaço do Criador

Convenção Nacional ABCB Senepol

Data: 31 de agosto a 3 de setembro

Local: Tatersal de elite

 

Programação: Assembleia Geral Extraordinária ABCB Senepol – Exclusiva para associados

Data: 1º de setembro

Horário: 09h00

 

Palestra do Senador Ronaldo Caiado – A Atividade Rural Agropecuária Dentro do Atual Contexto Político e Econômico em que Vivo o Brasil

Data: 31 de agosto

Horário: 14h30 horas

 

 

Palestra Gilberto R. de o. Menezes: Diversidade Genética da Raça Senepol no Brasil por meio de Análise de Pedigree

Data: 1º de setembro

Horário: 11h00

 

Palestra Celso Menezes: O Novo Regulamento do Registro Genealógico – Acelerando o Crescimento da Raça Senepol

Data: 1º de setembro

Horário: 14h00

 

Palestra Raimundo Godoy: Visão de Futuro – O que se Espera da Gestão para o Agronegócio

Data: 1º de setembro

Horário: 15h00

 

Palestra com escritor Dr. Augusto Jorge Cury: Felicidade Roubada – “Enfrentando os Fantasmas da emoção que Furtam Nossa Qualidade de Vida”

Data: 1º de setembro

Horário: 16h00

Realização: ABCB Senepol

 

Dia de Campo na Fazenda Canaã

Data: 02 de setembro

Horário: 09h00

Local: Fazenda Canaã

Shopping de Touros Senepol

Data: 31 de agosto a 07 de setembro

Horário:  partir das 8h00

Local: Cidade do Senepol

Happy Hour ABCB Senepol

Data: 03 de setembro

Horário: 18h00

Local: Espaço do Criador

1º Concurso Regional do Queijo Minas Artesanal

Data: 03 de setembro

Horário: 13h00

Local: estande da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (SEAPA)

 

Cursos da Emater

28/08 – sexta-feira das 15:00 às 19:00 horas – Doces (polpas, doces em calda, doce de leite)

29/08 – sábado das 15:00 às 19:00 horas – Conservas (berinjela, abobrinha, cenoura e chutney de tomate verde)

30/08 – domingo das 15:00 às 19:00 horas – Tortas doces (tortas, mousses e cremes)

31/08 – segunda-feira das 15:00 às 19:00 horas – Quitandas (pães, roscas, bolos e sequilhos)

01/09 – terça-feira das 14:00 às 18:00 horas – Queijos (minas frescal e minas artesanal)

02/09 – quarta-feira das 15:00 às 19:00 horas – Tortas salgadas e Lanches

03/09 – quinta-feira das 15:00 às 19:00 horas – Pimenta e molhos (curtir pimentas, molhos diversos)

04/09 – sexta-feira das 14:00 às 18:00 horas – Queijos (minas frescal e minas artesanal)

Local: estande da SEAPA

 

Provas Equestres

Ranch Sorting: 31 de agosto – 14 horas

Prova de Team Penning: 05 de setembro – 14 horas

Prova de Três Tambores: 06 de setembro – 14 horas

Local: pista de areia

 

14ª edição da Fazenda Escola Camaru

Data: 28 de agosto a 7 de setembro

Horário: a partir das 8 horas

Local: Fazendinha Camaru

 

Rodeio Profissional Camaru

De 1º e 4 de setembro, às 20h30, na arena de rodeio do Parque de Exposições Camaru.

Share on Facebook0Tweet about this on Twitter0Share on Google+0Share on LinkedIn0Print this page

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *