Coluna UCVB de 07 a 14 de Novembro

Iniciativas Turismo Sustentável

Concurso promovido em parceria com o Ministério do Turismo é o primeiro do mundo a ter chancela da Organização Mundial do Turismo. Durante o Prêmio Braztoa de Sustentabilidade 2018/2019 nove projetos foram reconhecidos nas categorias Associados Braztoa, Agências de Viagem, Meios de Hospedagem & Resorts, Parceiros do Turismo e Projetos Inovadores. A premiação selecionou 18 finalistas entre 75 iniciativas cadastradas dos 143 projetos inscritos. (https://www.youtube.com/watch?v=zaKEugwLF2k)

Turismo de Saúde

O Ministério do Turismo participou do 11º World Medical Tourism Congress, um dos mais importantes eventos de Turismo de Saúde no mundo. O congresso foi realizado nos dias 28 a 30 de outubro em Orlando, Flórida, nos Estados Unidos. O evento reuniu representantes dos vários segmentos dos setores de saúde e bem-estar e do turismo. Segundo a Associação Brasileira de Turismo de Saúde (Abratus), o Brasil ocupa atualmente a 22 posição no ranking mundial Medical Tourism Índex da Global Healthcare Resources, com o crescimento de 20% ao ano.

Gastos dos estrangeiros no Brasil

Foi divulgado mais um balanço do turismo e os números são positivos. Os gastos dos turistas internacionais no Brasil cresceram 3,49% de janeiro a setembro deste ano. A receita cambial do turismo, referente ás compras realizadas com cartão de crédito e às trocas oficiais de moeda foi de U$4,51 bilhões. Apesar do resultado favorável, o mês de setembro registrou a queda de 8,28% de divisas ante o mesmo mês do ano passado.

Jogos do Interior de Minas Gerais – JIMI

A fase final dos Jogos do Interior de Minas Gerais será realizo em Uberlândia entre os dias 14 e 18 de novembro. Após dois dias de vistorias, representantes da Secretaria de Estado de Esporte (SEESP) aprovaram a estrutura da cidade. A Arena Sabiazinho receberá a abertura dos jogos e as modalidades de futsal ou basquete. O objetivo da delegação uberlandense é conquistar o 14° título dos jogos. É esperado mais de dois mil atletas de todas as regiões de Minas Gerais para participar da competição em quatro modalidades coletivas (masculino e feminino) e várias individuais. Para a realização dos jogos Uberlândia terá uma grande mobilização humana, 20 escolas para alojamentos, seis ginásios para competições coletivas, uma pista de atletismo, piscinas de natação e outros seis espaços para modalidades individuais.

Campeonato Mundial de tênis em Uberlândia

Uberlândia irá receber pela primeira vez a fase classificatória da Copa Davis (https://www.daviscup.com/), principal torneio de tênis entre nações. Ao sediar esta etapa da competição, Uberlândia desbanca outras quatro grandes capitais interessadas em receber a disputa, incluindo Salvador, Fortaleza, Belo Horizonte, Florianópolis e Rio de Janeiro. Com transmissões para todo o mundo, os jogos acontecem nos dias 1º e 2 de fevereiro de 2019, na Arena Sabiazinho, com confrontos individuais e em duplas entre as seleções de Brasil e Bélgica.

Celebração da diversidade

O Calendário Nacional de Eventos do Turismo tem 170 eventos registrados no mês de novembro de diversos perfis. A ferramenta serve como suporte para planejar as viagens, além de ser uma plataforma de divulgação dos destinos brasileiros com programação regional, nacional e até internacional. Dentre as manifestações encontram-se eventos gastronômicos, congressos, músicas e festas religiosas, científicos, dança e esporte. (http://www.turismo.gov.br/agenda-eventos/views/index.php)

Turistas chineses no Brasil

O Diário Oficial da União publicou nesta semana um edital do Ministério do Turismo para a seleção de agências de viagens interessadas em receber turistas chineses no Brasil (http://adschina.turismo.gov.br/adschina/). As inscrições estão abertas até o dia 14 de dezembro e as exigências para se habilitar são: regularização junto ao Cadastur, declaração de ciência dos termos do acordo assinado entre as duas nações e o aceite do Termo de Responsabilidade contido no edital.

Share on Facebook0Tweet about this on Twitter0Share on Google+0Share on LinkedIn0Print this page