Coluna do Maracanã – De 21 a 26 de Julho

ISSO É LOUCURA
Minas Gerais deixou de ter 181 municípios reconhecidos pelo Governo Federal como cidades turísticas — o número é 60% menor em relação ao que era considerado em 2013. Com efeito, cidades historicamente reconhecidas como rotas obrigatórias para o turismo no Estado, como, por exemplo, Araxá, no Alto Paranaíba, deixarão de ser foco no direcionamento de políticas públicas e no repasse de recursos federais voltados para o fomento da atividade.
CORTE COM PREJUÍZO
Em todo país, de 3.341 municípios constantes no mapa do turismo de 2013, foram cortados 1.166 — uma baixa de 35%. Em Minas Gerais, a queda foi ainda mais vertiginosa: de 466 municípios, apenas 285 foram considerados como cidades turísticas mineiras: um corte de 39%.
VAI À LUTA
Segundo apurações, o deputado Luiz Humberto (PSDB) entrou com requerimento na Assembleia Legislativa, solicitando que estas cidades continuem fazendo parte do mapa e recebendo investimentos
É GRAVE
Uberlândia foi excluída da lista de Turismo de Negócios do Triangulo Mineiro. Como pode?
O HOMEM ESTÁ FORTE AINDA
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lidera as pesquisas de intenção de voto do Datafolha para o primeiro turno da eleição presidencial de 2018. O petista não garante, no entanto, a vitória em um eventual segundo turno e poderia ser derrotado pela ex-senadora Marina Silva (Rede) ou pelo ministro das Relações Exteriores, José Serra (PSDB). Após dividir a preferência do eleitorado com Marina nos últimos levantamentos para o primeiro turno, Lula oscilou positivamente e abriu vantagem sobre a potencial adversária, que caiu. Já os possíveis candidatos do PSDB citados (José Serra, Aécio Neves e Geraldo Alckmin) oscilaram negativamente ou mantiveram patamares anteriores, o que favoreceu Lula.
OUTRA RASTEIRA NO POVO
O novo presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), deu uma decisão na sexta-feira passada, dia 15, que praticamente encerra a CPI do Carf, impedindo que ouça novos empresários investigados sob suspeita de corrupção na Operação Zelotes. Órgão vinculado ao Ministério da Fazenda, o Carf é responsável por julgar autuações aplicadas pela Receita Federal aos contribuintes. Dentre os investigados estão grandes doadores de campanha. Maia revogou uma determinação do seu antecessor, Waldir Maranhão (PPMA), de prorrogar por 60 dias a CPI. A prorrogação havia sido feita a pedido da comissão, que solicitava mais tempo para ouvir os investigados.
VACA GORDA
O líder do DEM no Senado, Ronaldo Caiado (GO), protocolou uma representação na Procuradoria-Geral da República contra a presidente afastada, Dilma Rousseff, e o PT, para questionar a legalidade da”vaquinha virtual”; realizada pela petista na semana passada para arrecadar dinheiro para pagar suas viagens pelo país. Dilma atingiu a meta de R$ 500 mil até agora. Para Caiado, no entanto, a campanha de arrecadação virtual tem “motivação político partidária” e o chamado “crowdfunding” impede que se cheque com rigor a origem e a legalidade do dinheiro, como determina a legislação brasileira.
VAMOS TORCER PRA QUE TUDO DE CERTO
Mais de 200 militares da Força Aérea Brasileira (FAB) e da Marinha do Brasil viajaram ao Rio de Janeiro para garantir as forças de segurança durante os Jogos Olímpicos e Paralímpicos do Rio de Janeiro. O ministro da Defesa, Raul Jungmann, acompanhou os militares na viagem. O avião foi lotado de militares de batalhões de Manaus, Belém, Brasília e Porto Velho. Eles embarcaram devidamente equipados para atuar na capital fluminense, que será o centro das atenções do mundo nos próximos dois meses, em função da Olimpíada realizada pela primeira vez em uma cidade sul-americana.
Share on Facebook0Tweet about this on Twitter0Share on Google+0Share on LinkedIn0Print this page