Canto do Galo da APP Uberlândia de 06 a 13 de Fevereiro

Gestão de marcas

Comentar
APP | UBERLÂNDIA

O que realmente faz a diferença na gestão de uma marca é um trabalho constante e alinhado de comunicação e marketing. Empresários que levam isso a sério, encarando essa gestão como um investimento importante e não um gasto a mais, normalmente são aqueles que se destacam em pesquisas que medem a força de uma marca na mente do consumidor. E é exatamente essa força que é refletida diretamente nas vendas. Na dúvida, o consumidor vai optar pela marca que ele mais conhece, mesmo que isso signifique pagar um pouco a mais.

Essa gestão de marca é o que chamamos de Branding, um conjunto de ações realizadas com o objetivo de tornar essa marca mais conhecida e mais desejada pelos consumidores. E todas essas ações precisam estar conectadas com os objetivos estratégicos da empresa, que é o que chamamos de Cultura Organizacional. Toda marca tem personalidade e o empresário precisa estar ciente de qual é a personalidade da sua marca, qual a essência que move essa marca. É exatamente isso que vai direcionar todos os esforços de comunicação.

O fato de marcas locais estarem em evidência é reflexo de um trabalho consistente de fortalecimento da marca no cenário regional. Temos marcas fortes na cidade e região que entenderam a necessidade desse trabalho contínuo lá atrás, por isso estão em destaque até hoje. E por conhecerem melhor o mercado em que atuam, as empresas regionais acabam realizando estratégias mais assertivas do que grandes marcas. Mas é bom não titubear, deixar de investir em Branding é condenar a marca ao esquecimento.

Uma dica para as micros e pequenas empresas que querem ganhar mais espaço no mercado é planejar bem sua verba. Nesse caso eu indico o que eu chamo de estratégia da tartaruga. É o famoso lema “devagar e sempre”, ou seja, é melhor investir pouco e de forma constante do que gastar muito de uma só vez e “desaparecer do mapa”. Esse comportamento é um desperdício de recursos. Devagar se vai ao longe, podem ter certeza, e para isso existem vários caminhos, inclusive a Internet, que é uma boa estratégia para quem está começando. Já as grandes empresas precisam pensar de forma integrada, unindo vários meios em prol da gestão de sua marca.

(Texto por Júlio Meireles, proprietário da Memória de Elefante consultoria estratégica)

AGRADECIMENTO

A APP Uberlândia faz um agradecimento especial ao trabalho de Fabíola Faleiros, que durante quatro anos foi a responsável por toda a gestão administrativa da associação, relacionamento com associados e apoio às iniciativas realizadas. Sua contribuição foi fundamental para que uma série de atividades se tornasse possível. Parabéns pelo profissionalismo e comprometimento. Desejamos sucesso nos novos desafios que irão chegar.

NOVO ENDEREÇO

A APP Uberlândia já está funcionando em novo endereço. O escritório fica na Avenida Rondon Pacheco, n. 3338, salas 1 e 2, bairro Santa Maria. O telefone também vai mudar.

Anote aí: (34) 99975-6877. O e-mail continua app@appudi.com.br.

FORTALECIMENTO DA COMUNICAÇÃO

Em tempos de uma anunciada recuperação econômica, ações de marketing e comunicação contribuem para fortalecer marcas e divulgar produtos e serviços para o consumidor. Essa é a melhor hora para começar um planejamento para seus clientes e também abrir novos espaços no mercado.

A APP Uberlândia quer contribuir para fomentar novos negócios em toda a cadeia da comunicação. Por isso, convida agências, fornecedores e veículos a participarem da associação e das reuniões de troca de conhecimento e trabalho, que passarão a acontecer quinzenalmente, a partir de 22 de fevereiro.

Quem já é associado, convidamos a participar mais ativamente. Quem ainda não se associou ou não conhece, entre em contato com a gente e venha contribuir para a consolidação do mercado local. Trabalhando conjuntamente, nossos resultados serão sempre melhores.

Share on Facebook0Tweet about this on Twitter0Share on Google+0Share on LinkedIn0Print this page