Artista de fama internacional expõe no Teatro Municipal

Arte cosmopolita e inovadora. Esta é uma das definições para a produção de Darlan Rosa, o artista brasileiro cujo currículo inclui passagens por países como França, Jordânia, Palestina, Alemanha, Canadá e Moçambique. Agora, é a vez de Uberlândia conferir o talento do artista que chega à cidade com a exposição “Superfície, volume e movimento”. A vernissage acontece nesta quinta-feira (27), às 20h, no hall do Teatro Municipal de Uberlândia. Entre os dias 28 de agosto e 20 de setembro as esculturas em aço e pinturas digitais poderão ser admiradas, das 10h às 20h, nos dias de apresentação no Teatro.

A tecnologia digital aplicada à pintura e à impressão é uma revolução na maneira como os artistas trabalham. Ela oferece palhetas de cores com várias possibilidades e eleva a duração da cor impressa a patamares de 150 a 200 anos. Darlan Rosa utiliza-se destes recursos para conduzir os admiradores de sua arte à intensas experiências sensoriais cromáticas. As esculturas esféricas se opõem aos monumentos instaurados pela arte do passado. Colocadas em espaços públicos, mesmo sendo em grandes dimensões, têm um caráter lúdico emprestado pela natureza de sua construção.

Darlan Rosa, hoje com 68 anos, nasceu em Coromandel (MG), morou em Uberlândia e atualmente vive e trabalha em Brasília (DF). Suas esculturas são desenvolvidas em computadores com softwares tridimensionais e construídas posteriormente em máquinas também computadorizadas, capazes de cortar, furar e dobrar o metal a partir das instruções do artista. Elas são feitas em partes modulares de metal, que são encaixadas umas as outras para facilitar o transporte e o armazenamento. As pinturas também são computadorizadas e feitas em softwares de pintura e desenho, com o auxílio de canetas digitais capazes de simular pinceis e lápis. A palheta de cores supera 16 milhões de tons, que possibilitam combinações inusitadas e belas.

Serviço:

Exposição “Superfície, volume e movimento” – Esculturas em aço e pinturas digitais

Local: Teatro Municipal de Uberlândia, avenida Rondon Pacheco, 7.070, bairro Tibery

Quando: 28 de agosto a 20 de setembro, das 10h às 20h, nos dias de apresentação no Teatro

Vernissage: 27 de agosto, às 20h, no hall do Teatro Municipal

Share on Facebook0Tweet about this on Twitter0Share on Google+0Share on LinkedIn0Print this page

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *